Dicas de Saúde

Copa: Dias de Festa e de Cuidar da Saúde

Comemorações na rua, em bares e estádios são o auge da festa em época de Copa do Mundo, especialmente quando ela acontece entre nós. Mas não podemos esquecer que, antes de festejar, é prudente tomar alguns cuidados com a saúde. Vamos relembrar alguns bem simples, mas muito importantes:


 1) Pintar o Rosto, sim, mas com a Tinta Adequada – Se a ideia é se “vestir” de verde a amarelo até no rosto, atenção. Os dermatologistas recomendam o uso de tintas específicas para a face, que saem facilmente com água. Eles alertam que a tinta guache deve ser evitada, mesmo que o rótulo diga que é hipoalergênica. Mas se, apesar da recomendação, você insistir em usá-la e sentir coceira, ardência ou mesmo dor, procure imediatamente um especialista. Caso o quadro evolua para inchaço nos olhos, na boca e falta de ar, vá imediatamente a um pronto-socorro.


2)  Não Coloque seu Coração em Risco – As muitas emoções de um jogo da Copa ameaçam os cardiopatas, fazendo aumentar o risco de infartos. Para se protegerem, é importante checar a pressão arterial antes de cada partida, e verificar se está abaixo de 13 por 8. Pergunte previamente a seu médico o que fazer se estiver acima desse nível. O quesito alimentação também merece cuidado: controle o consumo excessivo de alimentos carregados em sal e de líquidos, para evitar riscos graves.


3)   Fogos de Artifício Merecem Cuidados – O melhor é manter-se longe deles, mas se algo sair errado e você sofrer queimaduras, saiba que o correto é somente proteger o local atingido com um pano leve, limpo, embebido em água e procurar socorro médico. Nada de aplicar pomadas de corticóide, pastas de dente, manteiga etc.


4) Pouco Álcool e não Suspenda Medicação – Muitos pacientes acreditam que o consumo de bebidas alcoólicas interfere no efeito dos medicamentos, mas trata-se de um mito. Beber pouco e manter a regularidade na medicação é o melhor a fazer nessas ocasiões festivas.


 


 


 


 

Arquivo