Dicas de Saúde

Sol de Inverno Também Pede Cuidados

A exposição excessiva ao sol é responsável, no Brasil, por cerca de 130 mil novos casos de câncer de pele anualmente. Logo, alguns cuidados básicos, como usar filtro solar, não podem ser negligenciados mesmo na época mais fria do ano. 


As estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que o total anual de novos casos de câncer de pele corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. Isso mostra a importância de ter em mente que a radiação ultravioleta ocorre o ano inteiro. E que nossa pele é atingida também nos dias nublados, sob mormaço ou água e através dos vidros dos carros. 


Algumas dicas que devem ser respeitadas o ano todo:


 - Sempre que estiver exposto ao sol, usar chapéus, filtro solar (fator 15 ou 30, no mínimo, de acordo com a estação do ano), camisetas e protetores labiais. Mesmo quando o sol não pareça estar forte. 


- Mantenha sempre bebês e crianças bem protegidos do sol, pois são mais sensíveis aos riscos de insolação e queimaduras. Saiba que os filtros solares só podem ser usados a partir dos seis meses de vida. 


- Esteja sempre atento ao aparecimento de pintas ou manchas suspeitas. Se surgirem, procure logo um especialista para tirar suas dúvidas e receber orientações. 


 


- Vá a um dermatologista anualmente para um check-up.

Arquivo