Dicas de Saúde

Cuide da Saúde Antes e Durante a Copa

Ansiedade e emoção entram em campo, quase inevitavelmente, na hora de torcer pelos jogos da Copa do Mundo. Por isso, se você tem histórico de problemas cardíacos ou hipertensão (pressão alta), deve tomar alguns cuidados. 


Saiba que pesquisadores da USP, ao analisar os dados dos últimos campeonatos mundiais, verificaram que nos dias de jogos cresce o número de internações de pacientes cardiopatas. 


Especialistas explicam que, em situações que mexem com as emoções, nosso corpo reage como se enfrentássemos perigo. Estimuladas pela liberação de adrenalina, há uma série de perigosas alterações hormonais, que podem levar, por exemplo, a redução do diâmetro das veias e artérias. 


Alguns Cuidados


Antes de mais nada, marque uma consulta de rotina para que seu médico verifique se há necessidade de ajustes na medicação, seja para hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, arritmias, doença arterial coronariana, entre outras. 


É aconselhável também não exagerar no sal, na gordura e no álcool antes e durante os jogos. Pegue leve especialmente nas bebidas alcoólicas, já que elas diminuem o diâmetro das artérias e veias e funcionam como estimulante, podendo piorar quadros hipertensivos, arritmias e infartos. 


 


Feito tudo isso, ainda assim fique atento aos seguintes sintomas durante as partidas: dor no peito, tonturas, palpitações, mal estar geral e ansiedade excessiva. Se surgirem, procure ajuda médica e vire o jogo a seu favor.

Arquivo