Dicas de Saúde

Como Manter uma Visão Saudável

Dez de julho é o Dia da Saúde Ocular, ótima data para refletir sobre o assunto. Será que você está tomando os cuidados necessários para preservar seus olhos em bom estado? Ou joga no time dos que só procuram o oftalmologista quando já há diminuição expressiva da visão, olhos irritados ou vista cansada? 


Os especialistas em saúde ocular aconselham que até os 40 anos as visitas ao consultório sejam periódicas, apenas de rotina, seguindo a recomendação do seu médico. A partir daí, o acompanhamento deve ser anual. Isso pode prevenir complicações de doenças que só apresentam sintomas nas fases avançadas. Não vamos esquecer que crianças em idade escolar devem passar por uma avaliação preliminar. 


Vejamos alguns cuidados fundamentais para uma visão saudável: 


- Nunca use colírios sem indicação médica. Como qualquer outro medicamento, seu uso sem controle pode levar a complicações, como catarata ou glaucoma. 


- Use sempre óculos escuros sob insolação e, mesmo com eles, evite olhar direto para o sol. Evite, assim, uma queimadura na retina. 


- Se usar lentes de contato, nunca durma com elas, pois diminuem a oxigenação da córnea, levando a lesões graves.  


- A cada 40 ou 50 minutos diante da tela do computador, é importante dar um descanso de 10 minutos. Aproveite para realizar outras tarefas.

Arquivo