Dicas de Saúde

É Hora de Combater os Ácaros

Estamos em plena temporada de resfriados, crises alérgicas e todos os “ites”: bronquites, sinusites, rinites... As causas? Tempo frio aliado à baixa umidade do ar, juntamente com maior concentração de poluentes. Se somarmos tudo isso a uma eventual predisposição para alguns dos problemas e a uma baixa nas defesas do organismo, é crise na certa. 


Objetivamente, o que fazer para evitar alguns desses contratempos? Uma das principais medidas é combater os ácaros, tentando reduzi-los ao máximo dentro de casa. 


Veja alguns cuidados que os médicos em geral aconselham:


- Se você ainda não tomou essa providência, leve seus edredons ou cobertores para a lavanderia. 


- Troque toda a roupa de cama uma vez na semana. Se for muito sensível à poeira ou tiver gatos ou cachorros, a troca deve ser feita com maior frequência. 


- Faça a faxina doméstica com aspirador de pó e panos úmidos. Aposente as vassouras. Muito pano úmido nos móveis, pisos, objetos etc. 


- Nada de tapetes pela casa e bichos de pelúcia nos quartos. 


- Sempre que possível, mantenha portas e janelas abertas, especialmente quando há sol. Lembre-se que é preciso que o ar circule dentro de casa. 


- Ambientes fechados com grande quantidade de pessoas devem ser evitados ao máximo. Em outras palavras, evite aglomerações. 


- Mantenha-se bem hidratado, mesmo sem sentir sede. 


- Lave as mãos com frequência, especialmente quando tiver contato com locais tocados por outras pessoas.  


- É importante ter uma alimentação saudável: sucos, frutas, verduras, legumes variados. Priorize os alimentos com vitamina C.

Arquivo