Notícias

Ver Muita TV Aumenta Risco de Morte Prematura

Pesquisa recém-publicada no periódico Journal of the American Heart Association conclui que o risco de morte prematura é duas vezes maior entre adultos que passam três ou mais horas diante da TV diariamente, comparado àqueles que assistem menos que isso. 


O trabalho da Universidade de Navarra, em Pamplona, Espanha, analisou dados de 13.284 adultos saudáveis de 37 anos, em média e determinou a associação entre o risco de morte de todas as causas e três comportamentos sedentários: tempo gasto diante do computador, da televisão e ao volante. 


Em oito anos de estudo, morreram 97 pessoas, sendo 46 de câncer, 19 de doenças cardiovasculares e 32 de outras causas. O que surpreendeu os pesquisadores foi que não houve associação significativa entre a morte prematura e o tempo dedicado ao computador ou ao volante, também atividades sedentárias. 


Os cientistas sugeriram, ao final, que adultos devem aumentar sua atividade física, evitar longos períodos de inatividade e reduzir para não mais de duas horas por dia o tempo gasto diante da TV.

Arquivo