Notícias

Brasil: Consumo de Álcool Supera Média Mundial

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), publicados em informe neste dia 12 de maio, revelam que o abuso no consumo de álcool no Brasil supera a média mundial e apresenta taxas superiores a dezenas de países. A OMS alerta que 3,3 milhões de mortes no mundo, em 2012, foram causadas pelo uso excessivo de álcool. O número significa 5,9% do total de mortes. 


Segundo a OMS, o consumo médio mundial nas pessoas acima de 15 anos é de6,2 litrospor ano, enquanto no Brasil é de8,7 litros. Há dez anos esta taxa era de9,8 litros. As projeções mostram, no entanto, que até 2025 o consumo voltará a aumentar, ultrapassando a marca de10,1 litrospor pessoa anualmente. 


No Brasil, é grande a diferença entre o consumo masculino e feminino. Entre eles, a taxa ultrapassa13 litrospor ano, enquanto fica apenas em4 litrosentre elas. A cerveja representa 60% do consumo. 


 


O dado que mais preocupa a OMS, no entanto, se refere aos casos de abuso no consumo. Mundialmente, a média é de 7,5% da população que consumiu álcool excessivamente em algum ponto do ano, enquanto no Brasil a taxa chega a 12,5%.

Arquivo